Cinco torcedores corinthianos foram liberados pela justiça da Bolivia

O advogado da Gaviões da Fiel, Davi Gebara Neto, principal torcida organizada do Corinthians, anunciou nesta quarta-feira, a liberação dos cinco torcedores que ainda permaneciam presos em Oruro. 



Eles estavam detidos devido à morte de Kevin Douglas Beltrán Espada, garoto boliviano de 14 anos vitimado por um sinalizador atirado na partida entre San José e Timão, pela estreia da Libertadores da América, no dia 20 de fevereiro. Todos devem chegar ao Brasil até a próxima sexta-feira. No mais tardar sábado.

Os cinco corintianos que seguiam presos na Bolívia são Cleuter Barreto Barros, Leandro Silva de Oliveira, José Carlos da Silva Júnior, Marco Aurélio Nefreire e Reginaldo Coelho. Os torcedores estavam detidos na Penitenciária de San Pedro há 147 dias. Membros da Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do Corinthians, estão em Oruro acompanhando todo o processo. 

- Eles chegam no Brasil, no máximo, sexta. Estamos felizes com essa conquista. Enfim foi feita a justiça - disse o advogado. O Twitter oficial da organizada também celebrou a libertação dos torcedores.
- De fato, há expectativa de desenlace e libertação nas próximas horas. As providências logísticas para que esses cidadãos possam retornar ao Brasil estão sendo tomadas - disse o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, em coletiva de imprensa no Palácio do Itamaraty.

Também nesta quarta, o Ministério da Justiça anunciou um acordo com a Justiça boliviana para liberar os torcedores do Corinthians, segundo informa o G1. O time brasileiro ofereceu o pagamento de US$ 50 mil dólares à família como uma indenização pela morte do menino. A negociação foi viabilizada pela Defensoria Pública da União e pelo Ministério Público do Distrito de Oruro.

Muito embora a justiça boliviana tenha decidido pela liberação dos cinco corintianos, eles continuam na Penitenciáia San Pedro. Há uma série de procedimentos burocráticos antes de eles saírem para a rua. E mais: representantes da embaixada brasileira ainda estão a caminho de Oruro para acompanhar a soltura dos torcedores.

A partir daí é que será divulgada a logística do grupo no retorno ao Brasil. Recentemente, no último dia  9 de junho, desembarcaram em São Paulo os outros sete corintianos que também estavam presos na cidade boliviana pelo mesmo motivo.
No final da tarde desta quarta-feira, o Corinthians também soltou uma nota oficial explicando que os torcedores receberam parecer favorável à libertação, mas ainda precisam de alguns detalhes, como assinatura de um juiz boliviano, para eles irem à rua.

Leia a íntegra da nota do Timão:


"Dadas as notícias das últimas horas, o Sport Club Corinthians Paulista se vê na obrigação de vir a público esclarecer que os cinco presos de Oruro não foram libertados, por hora. O que houve foi que o Ministério Público do Distrito de Oruro emitiu parecer favorável à ótica da Justiça Restaurativa.
O Corinthians esclarece também que os trabalhos para a libertação seguem diariamente, como sempre, capitaneados pelo Ministério da Justiça do Brasil em parceria com a diretoria do clube de Parque São Jorge".

Fonte: Globo Esporte.com

Comentários

VEJA TAMBÉM:

Corinthians – A Copa do Mundo começa Aqui! 103 anos de história.

Timão encara o São Paulo no clássico Majestoso de estréia na Arena