O Corinthians Conquista o Brasil! A Jornada Épica de 1990.

 

Da Desconfiança à Glória Nacional, a História Inesquecível do Timão na Conquista do Brasileirão de 1990

 
Primeiro título do campeonato brasileiro do Corinthians em 1990
Primeiro título do campeonato brasileiro do Corinthians em 1990

Foi em 16 de dezembro de 1990 que o Corinthians alcançou seu primeiro título nacional, derrotando o São Paulo por 1 a 0 no segundo jogo da final do Brasileirão, realizado no Morumbi. Na época, o clube já ostentava o título de maior campeão paulista, mas a conquista nacional era um objetivo almejado, especialmente após experiências frustradas, como a derrota para o Internacional em 1976.

 

O time de 1990 não se destacava por talentos individuais excepcionais, mas sim pela entrega e raça demonstradas em campo. O início da competição foi desafiador, com derrotas nos dois primeiros jogos e uma troca de treinador. No entanto, uma sequência impressionante de 11 jogos invictos levou o Timão ao mata-mata do Brasileirão.

 

Nas quartas de final, enfrentando o Atlético-MG, líder da primeira fase, o Corinthians superou a desvantagem inicial e garantiu a classificação para a próxima fase. O mesmo enredo se repetiu nas semifinais contra o Bahia, com vitória de virada em São Paulo e um empate sem gols em Salvador.

 

Na decisão contra o São Paulo, o Corinthians saiu na frente com um gol de Wilson Mano após uma cobrança de falta de Neto. Três dias depois, em um Morumbi lotado, o Timão confirmou o título nacional.

 

Primeiro título do campeonato brasileiro do Corinthians em 1990


A escalação titular do Corinthians era a seguinte:

Goleiro: Ronaldo

Lateral-direito: Giba

Zagueiro: Marcelo

Zagueiro: Guinei

Lateral-esquerdo: Jacenir

Volante: Márcio

Meia: Wilson Mano

Meia: Neto

Atacante: Tupãzinho

Atacante: Mauro

Técnico: Nelsinho Baptista


O jogo decisivo foi marcado por momentos de tensão, especialmente no primeiro tempo, onde o Corinthians enfrentou pressão do São Paulo. No entanto, o time equilibrou a partida e ofereceu perigo com chutes de Wilson Mano e Tupãzinho.

 

Primeiro título do campeonato brasileiro do Corinthians em 1990

A virada decisiva ocorreu na segunda etapa, quando Neto acionou Tupãzinho, desencadeando uma arrancada que resultou no gol da vitória. O lance exemplifica a determinação da equipe, com Fabinho e Tupãzinho superando a defesa adversária para selar a conquista.

 

Ao final da partida, o Corinthians deixou para trás a imagem de um time estadual para se tornar um campeão nacional, abrindo caminho para sucessos ainda maiores no Brasil e além.


Comentários

VEJA TAMBÉM:

Corinthians – A Copa do Mundo começa Aqui! 103 anos de história.

Timão encara o São Paulo no clássico Majestoso de estréia na Arena