Mano aprende a jogar com a torcida e recupera medo de rivais

Além de ter formado uma boa base, conquistado o acesso à elite e o título da Série B, Mano Menezes também comemora outra vitória que o Corinthians obteve em 2008 já pensando na próxima temporada. Segundo ele, o time aprendeu a jogar com a torcida e transformá-la em uma arma favorável.

"A torcida do Corinthians tem uma paixão muito parecida com a paixão das outras, mas tem o comportamento de seguir o time muito mais forte do que todas as outras. É possível ver isso no Brasil inteiro e trabalhei muito durante esta temporada para que os jogadores entendessem isso, sabendo conviver com esses momentos", disse o treinador.

A empolgação dos torcedores, principalmente nas partidas em casa, já deixou a equipe ansiosa. No entanto, isso não acontece mais com freqüência. Pelo menos essa é a opinião do comandante gaúcho.

"Quando a gente vem jogar no Pacaembu, a torcida empurra nosso time para cima do adversário. E não é fácil jogar em cima da outra equipe o tempo inteiro, os outros preparam muito bem os contra-ataques. É preciso ter um comportamento equilibrado, saber a hora de pressionar e a de dosar. Esse foi o nosso grande ganho", avaliou Mano.

Os resultados "concordam" com o treinador. Em toda a temporada, o Corinthians sofreu apenas duas derrotas como anfitrião. No Paulista, caiu diante do Palmeiras por 1 a 0, no Morumbi. Já na Série B, perdeu por 1 a 0 para o Bahia, no Pacaembu.

Em casa, o aproveitamento da equipe alvinegra nos três campeonatos disputados foi alto. Durante o Estadual, acumulou seis vitórias, três empates e uma derrota, totalizando 70%. Na Série B, o índice foi de 84% (16 vitórias, dois empates e um revés). Já na Copa do Brasil, foram cinco vitórias em cinco jogos, resultando em 100% de aproveitamento.

A expectativa, agora, é que isso sirva para amedrontar os adversários do Corinthians em 2009. "Os adversários voltarão a ter aquele medo que é importante. Talvez a palavra certa seja respeito. Os adversários terão respeito quando jogarem na casa do Corinthians", projetou Mano.

Fonte: UOL Esporte

Comentários

VEJA TAMBÉM:

Corinthians – A Copa do Mundo começa Aqui! 103 anos de história.

Timão encara o São Paulo no clássico Majestoso de estréia na Arena