O campeão chegou mais cedo: Série B é do Corinthians!


Restam quatro rodadas para a Segundona acabar em 2008 e o título já tem dono. Criciúma joga mal e fica na zona do perigo


Ganha o Corinthians, empata o Avaí. Título de campeão da Série B e fim de campeonato para o melhor; briga esquentando para os 19 clubes que restam. Só ano que vem o Timão volta a disputar algo com alguém e, em 2008, os corintianos se limitam a assistir partidas de equipes como o Criciúma, que tomou 2 a 0 no Heriberto Hülse e ficou em 17º, entre os virtuais rebaixados para a Série C. Antecipada a meta, o Corinthians cumpre tabela com a pequena preocupação de interferir o mínimo possível na disputa dos demais times.

Então, quando a partida começou, imperou a vontade. Não parecia que o Corinthians já tinha o acesso garantido e a esquadra de Mano Menezes atacava com o costumeiro brio. O Criciúma se comportava como qualquer um que corresse com a degola em seus calcanhares. O Timão, alegre e motivado; o Tigre, ferido e lutando por sobrevivência.

Qualidade, nos pés esquerdos, na maior parte das vezes. Eram de Douglas, Morais e André Santos as chuteiras canhotas que determinavam a plasticidade em Santa Catarina. Gols perdidos dentro da pequena área foram dois, ambos dos visitantes. Apenas um corintiano não desperdiçou a chance quando esteve cara a cara com a meta catarinense. Quem fez isso foi o volante Cristian que, contudo, só atingiu o feito quando o placar já estava 1 a 0 para o Timão. Ele fez, na verdade, nada mais que o segundo gol. O Criciúma, enquanto isso, distribuía faltas e atacava como podia, geralmente sob o comando de Luís Mário, rápido e aberto na direita. Bolas paradas eram esperanças depositadas em Jardel e o experiente centroavante, entretanto, não converteu nenhuma em gol.

Quando o cerco fechou, o surpreendente Chicão, zagueiro e matador, apareceu. Era o Timão à caça de tentos. Numa cobrança de falta o camisa 3 arrancou um grito de “Uuuuh” da garganta fiel. Noutra, lateral e perigosa, André Santos alçou e, novamente o zagueiro, para fazer seu décimo gol no campeonato, aproveitou a falha do goleiro Vinícius para, de testa, inaugurar o marcador. O Avaí perseguidor empatava com o lanterna CRB em 1 a 1, na cidade de Maceió e a distância se consumava em 13 pontos, inatingível.



Sem Jardel e Marcelo Rosa, substituídos por Zulu e Canindé, respectivamente, a presença do Criciúma no ataque aumentou no segundo tempo. Tempo de Felipe aparecer sob as traves. Bem feito trabalho do camisa 1 ante o “abafa” imposto pelo Tigre, contra-ataques corintianos assustavam. Antes dos 15 minutos, porém, o time da casa já investia nos chutões. Até o árbitro dar fim na contagem do relógio, a partida nitidamente seguiria assim.


Quando se encerrou a partida, cinco sentidos ligaram-se em Maceió. O CRB, praticamente rebaixado que dispensou 15 jogadores durante esta semana, segurou o ímpeto e o empate frente ao vice-líder de Florianópolis. O Avaí não marcou e a festa do título será no avião, a caminho de São Paulo. Comemoração com gosto de favas contadas, só o bolo não tem gosto de embolorado, pois cada mordida virá com sabor de dever cumprido. 2009, finalmente, para todos no Corinthians, está logo ali.

FICHA TÉCNICA:
CRICIÚMA 0 x 2 CORINTHIANS

Estádio: Heriberto Hulse, em Criciúma (SC)
Data/hora: 08/11/2008 às 16:20
Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS)
Auxiliares: Julio Cesar Rodrigues (RS) e Alexandre Pruinelli Kleiniche (RS)
Público e renda:
Cartões Amarelos: Marcelo Rosa, Luiz André, Basílio e Cláudio Luiz (CRI)
Cartões vermelhos:
Gols: Chicão, 22'/1ºT, (0-1); Cristian, 33'/1ºT, (0-2);

CRICIÚMA: Vinicius, Luiz André, Cláudio Luiz, Éverton e Mateus; Basilio, Coutinho, Marcelo Rosa (Canindé, 43'/1ºT) e Luciano Bebê; Luiz Mario e Jardel (Zulu, no intervalo). Técnico: Luiz Gonzaga Milioli

CORINTHIANS: Felipe, Alessandro, Chicão, William e André Santos; Cristian, Elias, Morais (Wellington Saci, 32/2ºT) e Douglas (Diogo Rincón, 33'/2ºT); Dentinho (Bebeto, 39'/2ºT) e Herrera. Técnico: Mano Menezes.
Fonte: Lance!Net

Comentários

VEJA TAMBÉM:

Corinthians – A Copa do Mundo começa Aqui! 103 anos de história.

Timão encara o São Paulo no clássico Majestoso de estréia na Arena