Ronaldo ‘brinca’, faz três gols e comanda vitória do Timão sobre o Fluminense

Ronaldo avisou que gostaria de anotar um gol no Campeonato Brasileiro... Ronaldo disse também que iria se divertir na competição... Mas Ronaldo não fez só um gol. Fez três. E mais: “brincou” ao participar da jogada de outro. Foi assim, sob a batuta do Fenômeno, que o Corinthians reencontrou a Fiel após a conquista da Copa do Brasil e venceu o Fluminense por 4 a 2 na noite desta quarta-feira, no estádio do Pacaembu – Conca e Diego, contra, diminuíram o placar para os tricolores.

A vitória desta noite colocou o Corinthians em boa situação na tabela. Com 14 pontos, a equipe paulista já aparece na quinta colocação, dois pontos atrás do quarto colocado, o arquirrival Palmeiras, e a seis do líder Internacional. O Fluminense, por sua vez, está lá embaixo, em 15º, apenas duas posições acima da zona de rebaixamento.

No próximo fim de semana, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians volta a Porto Alegre, palco da conquista do tri da Copa do Brasil. Só que dessa vez para encarar o Grêmio, domingo, às 16h, no estádio Olímpico. Já o Fluminense joga às 18h30m, contra o Santo André, no Rio de Janeiro.



Ronaldo é gol

Antes de as equipes entrarem em campo, a diretoria do Corinthians mandou a campo o volante Edu, recém-contratado, para acenar para a torcida. Depois disso, já com os elencos em campo, a taça da Copa do Brasil foi mostrada à Fiel. Após a execução do hino nacional, os jogadores do Fluminense entregaram as faixas de campeão aos alvinegros.
O início da partida foi o sinal para o disparo de uma bateria de fogos do lado de fora do estádio do Pacaembu, que durou quatro minutos. E assim que ela acabou, o Fluminense encontrou sua primeira chance. Sem ligar para o clima de festa dos alvinegros, Conca rolou para Fred na direita da grande área. O atacante girou e chutou cruzado. Só que a bola passou à esquerda do goleiro Felipe, sem assustar.

Com menos posse de bola, o Timão conseguiu responder aos nove minutos. Dentinho tabelou com Douglas e tentou achar Ronaldo em cruzamento da esquerda, mas a zaga tricolor afastou. No lance seguinte, André Santos fez boa jogada com Douglas e serviu Jorge Henrique, que bateu prensado com um marcador. Mas Fred estava dando trabalho. Aos 11, ele fez boa jogada individual e chutou rasteiro para fora.

O atacante do Fluminense ainda tentou outra vez aos 16, ao chutar de fora da área para tranquila defesa de Felipe. A partir daí, só deu Corinthians, à exceção de um gol bem anulado de Fred por impedimento. Após lances de perigo com Cristian e Dentinho, brilhou a estrela de Ronaldo. Aos 24 minutos, o camisa 9 recebeu ótimo passe de Douglas e tocou na saída do goleiro Ricardo Berna: 1 a 0

Foi o primeiro gol do Fenômeno no Campeonato Brasileiro. Mas não seria a única participação dele na noite. Aos 29, foi o craque que iniciou a jogada do segundo. Ele achou Cristian na área, e o volante tocou de primeira para Dentinho completar para a rede. E ainda havia tempo para mais na etapa inicial: aos 35, Ronaldo novamente recebeu de Douglas, avançou, se livrou de Cássio, deu um drible de corpo desconcertante em Edcarlos e tocou com extrema categoria no canto direito de Ricardo Berna. Gol de placa no Pacaembu e 3 a 0 Timão.


Pressão do Flu

As duas equipes voltaram para a segunda etapa sem alterações. Mas o Corinthians levou um susto logo no primeiro minuto, e quase precisou mudar. O goleiro Felipe caiu no gramado com dores no estômago. Mas, atendido pelos médicos, ele continuou.


O Fluminense não ficou atrás na preocupação. Aos sete minutos, o árbitro Heber Roberto Lopes paralisou a partida por conta de um sangramento na cabeça de Diguinho. O meia tricolor, porém, também foi atendido e retornou para o jogo. Com a bola rolando, embora o time das Laranjeiras tentasse uma aproximação ao ataque, parava na forte marcação do Corinthians.

E Ronaldo quase voltou a brilhar aos 12 minutos. A defesa do Fluminense saiu jogando errado, e Elias aproveitou. O volante tocou para o atacante na esquerda, mas ele chutou cruzado para fora. O lance poderia ter esquentado a partida, mas não foi assim. Com a vantagem de três gols, os donos da casa tiraram o pé do acelerador, mas também não deram espaço para as investidas dos cariocas.

O técnico do Flu, Carlos Alberto Parreira, resolveu mudar o time em dose tripla. Aos 23 minutos, o comandante tricolor colocou Carlos Eduardo na vaga de Leandro Amaral, Marquinho no lugar de Fabinho, e Alan entrou para a saída de Diguinho. Mas quem marcou o primeiro do time tricolor foi alguém que já estava em campo: Conca se livrou de dois marcadores e chutou na saída de Felipe, aos 27.

O gol acendeu o Flu. Com o Timão parado em campo, o Tricolor foi para cima, criou boas chances e chegou aos segundo aos 32. Alan recebeu bom passe na grande área, driblou com categoria o goleiro Felipe e tentou rolar para Fred. Antes de a bola chegar ao atacante, o zagueiro Diego, do Corinthians, marcou contra: 3 a 2.

O Flu dava mostras de que poderia chegar a um empate heroico quando, aos 36, Fred foi expulso por reclamação, depois de uma disputa de bola com o zagueiro Chicão. E se de um lado a estrela do time perdeu a cabeça, do outro acertou o pé. Aos 40 minutos, Dentinho chutou forte, e Ronaldo, de de fora da área, aproveitou com maestria o rebote de Ricardo Berna. Foi o último ato do show do Fenômeno que, em seguida, foi substituído por Henrique e aplaudido de pé pela Fiel.


Ficha técnica:


CORINTHIANS 4x2 FLUMINENSE

Felipe; Alessandro (Diogo), Chicão, Diego e André Santos; Cristian, Elias e Douglas (Boquita); Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo (Henrique).
Técnico: Mano Menezes.

Ricardo Berna; Mariano, Cássio, Edcarlos e João Paulo; Wellington Monteiro, Fabinho (Marquinho), Diguinho (Alan) e Conca; Leandro Amaral (Carlos Eduardo) e Fred.
Técnico: C.A.Parreira.

Gols: Ronaldo, aos 24 e aos 35, e Dentinho, aos 29 minutos do primeiro tempo; Conca, aos 27, Diego, contra, aos 32, e Ronaldo aos 40 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: André Santos, Jorge Henrique (C); João Paulo, Cássio (F). Cartão vermelho: Fred (C).

Público: 27.329 pagantes. Renda: R$ 951.184,00

Estádio: Pacaembu, em São Paulo (SP). Data: 08/07/2009. Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa/PR). Auxiliares: José Carlos Dias Passos (PR) e Gilson Bento Coutinho (PR).

Fonte: GloboEsporte.com

Comentários

VEJA TAMBÉM:

Corinthians – A Copa do Mundo começa Aqui! 103 anos de história.

Timão encara o São Paulo no clássico Majestoso de estréia na Arena